04/12/2019 - 09:00 até 05/12/2019 - 18:30

FGV e BID realizam II Encontro Regional do Projeto Big Data para o Desenvolvimento Urbano Sustentável

A Fundação Getulio Vargas e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) realizaram, nos dias 4 e 5 de dezembro, o II Encontro Regional do Projeto Big Data para o Desenvolvimento Urbano Sustentável. Durante o evento foram apresentados o projeto e seus resultados parciais, bem como os avanços em matéria de dados abertos no Peru e especialmente em Miraflores, que sediou o encontro. Além do município peruano, o projeto conta com a participação das cidades de Montevidéu (Uruguai), Quito (Equador), São Paulo (Brasil) e Xalapa (México).

Na ocasião, integrantes das cidades participantes do projeto puderam interagir entre si e com os demais atores do projeto. Por sua vez, a cidade e o país anfitriões tiveram a oportunidade de apresentar o que vem sendo realizado nos âmbitos municipal e federal em termos de dados abertos e seus projetos locais voltados para o desenvolvimento urbano sustentável.

Posteriormente, foram realizadas sessões privadas com a presença de representantes das cidades, especialistas da FGV e pesquisadores convidados, visando ao desenvolvimento do projeto. Também houve uma apresentação técnica e prática sobre o uso dos dados do Waze, parceiro técnico do projeto.

O evento contou com a participação de diversas autoridades, como Luis Molina Arles (prefeito de Miraflores), Rodrigo Baena Soares (Embaixador do Brasil no Peru), Luiz Marfil (Conselheiro da Embaixada do Brasil no Peru), Eva García Fabre (Embaixadora do Equador no Peru), Francisco Purificatti Gamarra (Ministro da Embaixada do Uruguai no Peru), Tania Hernández Peña (Encarregada de Promoção Econômica, Comercial e Turística da Embaixada do México no Peru) e Donny Dick Chumpitaz Maldonado (Líder da Plataforma Geo Perú da Secretaría de Governo Digital da Presidência do Conselho de Ministros). Também estiveram presentes Maurício Bouskela (Especialista do BID) e a professora Michelle Rodriguez Serra (Decana da Faculdade de Engenharia da Universidade do Pacífico).

Pela FGV, participaram a professora Goret Pereira Paulo (Diretora da Rede de Pesquisa e Conhecimento Aplicado), Pablo Cerdeira (Coordenador do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento), Marcus Mentzingen de Mendonça (Coordenador do Projeto Big Data para o Desenvolvimento Urbano Sustentável), além dos professores Jorge Poco (FGV EMAp) e Ivar A. Hartmann (FGV Direito Rio). Também integraram a equipe a supervisora de pesquisa Patrícia Alencar Silva Mello (FGV CEPESP), o professor associado Alessandro dos Santos Faria (FGV CEPESP) e Hugo B. Barreto (Cientista de Dados do CTD).

Nesta edição do Encontro, participaram todos os representantes convidados das cidades participantes do projeto – Miraflores, Montevidéu, Quito, São Paulo e Xalapa –, o que contribuiu com o êxito do evento. Além da participação em todos os momentos desse Encontro, eles integraram efetivamente as sessões de design thinking, voltadas para o desenvolvimento do projeto, de maneira interativa e participativa, o que permitiu o trabalho em equipe no atingimento dos objetivos dessas atividades.

Apresentações