La Fundação Getulio Vargas actúa desde hace 70 años para estimular el desarrollo socioeconómico brasileño, además de contribuir para la inserción del país en el escenario internacional. Tiene una larga tradición y experiencia en el desarrollo de proyectos e investigaciones en las áreas de gestión pública, economía, derecho y ciencias sociales, con énfasis especial en innovación, tecnología de la información, regulación, transparencia y políticas públicas.
La FGV fue considerada el sexto mejor think tank del mundo, por el Global Go To Think Tanks Rankings 2018, elaborado por el Think Tanks and Civil Societies Program de la Universidad de Pensilvania. También sigue siendo elegida, desde 2016, como el think tank mejor administrado del mundo y se mantiene por una década como la primera de la América Latina.
Reconocida en otras categorías, también logró el primer lugar en la América Latina como mejor think tank en políticas sociales y es la quinta en el ranking mundial. Además de esa conquista, está entre las diez mejores: cuarto mejor centro de estudios regionales, sexto en los avances en investigación e innovación, sétimo en investigación transdisciplinar y octavo con respecto a la colaboración institucional con dos o más think tank.
El proyecto Big Data para Desarrollo Urbano Sostenible es desarrollado por un equipo multidisciplinar altamente cualificado, con amplia experiencia en los temas presentados en este trabajo.
Como Agencia Ejecutora, lidera el trabajo en cooperación con el BID y el Comité Directivo.
Comitê Técnico
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Jorge Poco
Doutor em Ciência da Computação pela New York University (NYU). Mestre em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (USP). Professor associado da Escola de Matemática Aplicada (FGV-EMAp). Anteriormente, foi professor adjunto no Research and Innovation Center in Computer Science da Universidad Católica San Pablo (UCSP); pesquisador associado no UW Interactive Data Lab na University of Washington. Especialista em Big Data, visualização e ciência de dados. Vasta experiência em projetos de mobilidade urbana.
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Ciro Biderman
Professor do mestrado e doutorado em Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas e pesquisador coordenador do Centro de Estudos de Política e Economia do Setor Público (CEPESP/FGV). Pós-doutor em Economia Urbana pelo Department of Urban Studies and Planning (DUSP) do Massachusetts Institute of Technology (MIT) em 2007 e Doutor em Economia pela FGV em 2001. Seu interesse de estudo inclui economia regional e urbana focado em políticas públicas no nível subnacional com ênfase em transportes e uso do solo. Foi Diretor de Inovação da São Paulo Negócios (2016) e Chefe de Gabinete da SPTrans (2013-2015), ambos da Prefeitura de São Paulo.
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Ivar A. Hartmann
Doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). LL.M pela Harvard Law School. Professor e Pesquisador da Escola de Direito do Rio de Janeiro, onde também é líder do Núcleo de Ciência de Dados Jurídicos.
Agencia Executora
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Marcus M. de Mendonça
Coordenador do Projeto. Mestre em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE). Pós-graduado em Marketing pela FGV/RJ. Formado em Processamento de Dados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Como profissional, possui mais de 25 anos de experiência, e exerceu cargos de confiança em empresas multinacionais e nacionais. Possui grande experiência, entre outras, em gerenciamento de projetos, gestão de equipes multidisciplinares e parcerias internacionais, desenvolvimento e gerenciamento de negócios e produtos, gestão de marketing, internet e redes sociais, além de experiência em negociação internacional e organização de eventos.
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Andressa R. Rodrigues
Assessora de Coordenação. Possui MBA em Gerência de Projetos pela Fundação Getulio Vargas e MBA em Gestão Empresarial pela mesma instituição. Responsável pelo acompanhamento do projeto, organização dos encontros e pagamentos dos provedores mediante comprovação das entregas, além de apoio no monitoramento da qualidade dos serviços prestados por terceiros e na publicação final.