Acompanhamento de dados de celular permite analisar com agilidade e precisão os deslocamentos dos moradores em grandes cidades e tem grande potencial para apoiar o planejamento de obras, eventos e transportes.
Autoria: Moacyr Alvim Silva e Alexandre Evsukoff.
Pesquisadores: Moacyr Alvim Silva, Alexandre Evsukoff, Julio Cezar Chaves, Pedro Schneider.
Organização: Alexandre Evsukoff.
Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e Fundo de Pesquisa Aplicada (FGV).
Objetivo
- - Estimar padrões de mobilidade humana em cidades e regiões metropolitanas.
Metodologia da pesquisa
- - Montagem de matriz para estimar locomoção dos usuários com base em origem residencial e destino, utilizando números de telefone e antenas de telefonia celular.
- - Teste da matriz na cidade do Rio de Janeiro.
Resultados
- - O modelo foi testado no Rio de Janeiro, quando da criação da Transoeste. Os dados mostraram uma mudança de padrão no deslocamento dos moradores, que passaram a utilizar a nova rota, saindo da Barra para Madureira (provavelmente antes da obra usavam outros caminhos, como a Zona Sul da cidade).
O que há de novo
- - Foi desenvolvida uma forma de acompanhamento de deslocamentos pelas cidades a partir de dados de celular. Esse tipo de monitoramento mostrou seu potencial para melhorar as análises de mobilidade no Brasil.
- - A matriz com uso de dados de celular permite dois tipos de análise: de eventos e mobilidade. No primeiro caso, é possível estimar o número de pessoas concentradas num local (evento) e a procedência dessas pessoas. O segundo tipo de análise é orientado diretamente para decisões de engenharia de transportes.
- - Os dados de celular permitem análises mais rápidas e precisas de mobilidade urbana, em comparação a métodos tradicionais, como realização de entrevistas com a população, que são caros, trabalhosos, morosos e de difícil previsibilidade.
- - Aplicações dos resultados e possíveis extensões da pesquisa
- - As metodologias desenvolvidas são inovadoras e têm o mérito de serem facilmente replicáveis em várias cidades, com potencial de se transformarem em um insumo importante para o planejamento de eventos e decisões relacionadas e para a engenharia de tráfego.